O bambu

Foto daqui


O BAMBU

No mundo existem cerca de 1100 espécies de bambu, divididas em cerca de 90 gêneros.
São encontrados em altitudes que variam de zero até 4800 metros. Os tons de cor são variados: preto, vermelho, azul, violeta, tendo o verde e o amarelo como principais. Resistem a temperaturas abaixo de zero (principalmente os leptomorfos ou 'runners') e temperaturas tropicais (principalmente os paquimorfos ou 'clumpers'). Crescem como pequenas gramíneas ou chegam a extremos de 40 metros de altura.


Mais aqui.



O Bambu Chinês


Depois de plantada a semente desta incrível gramínea, não se vê nada, absolutamente nada, por 4 anos - exceto o lento desabrochar de um diminuto broto, a partir do bulbo. Durante 4 anos, todo o crescimento é subterrâneo, numa maciça e fibrosa estrutura de raiz, que se estende vertical e horizontalmente pela terra.

Porém, no quinto ano, o bambu chinês cresce, até atingir 24 metros.
Um sábio escreveu:

"Muitas coisas na vida (pessoal e profissional) são iguais ao bambu chinês. Você trabalha, investe tempo e esforço, faz tudo o que pode para nutrir seu crescimento, e às vezes não se vê nada por semanas, meses ou mesmo anos.

Mas, se tiver paciência para continuar trabalhando e nutrindo, o "quinto ano" chegará e o crescimento e a mudança que se processam o deixarão espantado. "

O bambu chinês mostra que não podemos desistir facilmente das coisas...


Em nossos trabalhos, especialmente projetos que envolvem mudança de comportamento, cultura e sensibilização para ações novas, devemos nos lembrar do bambu chinês para não desistirmos facilmente frente às dificuldades que surgem e que são muitas"...

"Ninguém pode ter Deus como Pai se não tiver o outro como irmão."




Foto daqui

2 comentários: